Coach formado pela NONONS, considerada a melhor escola da Holanda na área, e pela Fundação Getulio Vargas, instituição de renome no Brasil. Antropólogo formado pela Universidade de São Paulo, Brasil.
Nascido na Colômbia, cresci no Brasil e amadureci na Holanda. A vivência em países diferentes faz possível a comunicação em espanhol, português, holandês e inglês.
Trabalhei cerca de 30 anos na área de cooperação internacional, apoiando e fortalecendo organizações da sociedade civil comprometidas com o combate à pobreza. Entre os maiores resultados obtidos neste trajeto se destaca possibilitar o acesso a microcrédito para pessoas vivendo com HIV em condições de pobreza na Tanzânia, Uganda, Zimbabwe, Nicaragua e Honduras. A cooperação com organizações da sociedade civil no Brasil resultou na utilização de recursos da cooperação holandesa para a melhoria das condições de vida de populações rurais vivendo em condições de pobreza.
Nos últimos anos, organizei programas de aprendizado em temas como lutar pelo direito de acesso a um cuidado de saúde digno e sem estigma para populações vulneráveis ao HIV como trabalhadoras do sexo e LGBTQ+ em 10 países africanos.
Senior advisor para o Aidsfonds, na Holanda. Elaboração e implementação de projetos dirigidos a organizações da sociedade civil que combatem a AIDS na Ásia, África e América Central.
Responsável pelo programa de cooperação da Oxfam Novib, apoiando organizações da sociedade civil, comprometidas com o combate à pobreza no Brasil.
Oficial de projetos no escritório regional da UNESCO em Harare, Zimbabwe, focados em crianças vivendo em situação de rua na região sul da África. Atividades voltadas à formação e fortalecimento do movimento de jovens afetados pela guerra da independência de Moçambique. No Zimbabwe, colaborei no desenvolvimento de uma política pública voltada a crianças em situação de rua.
Produção e locução em português de notícias na da rádio holandesa (Wereldoproep), para transmissão nos países onde se fala este idioma.
Responsável pelo desenvolvimento de programas e políticas de atendimento a crianças vivendo em situação de rua na Secretaria Municipal do Menor da cidade de São Paulo.
Minha motivação para o coaching é saber que colaboro para o desenvolvimento humano. Minha recompensa é presenciar o impacto deste trabalho no crescimento pessoal de quem protagoniza o processo.
No processo de coaching utilizo uma ampla gama de exercícios para levar o coachee a trilhar o caminho rumo ao seu objetivo. Tal objetivo pode ou não estar claramente definido no início do processo. É possível que apareça como um desejo de mudança, um sonho ou desafio a enfrentar. Na primeira entrevista, o objetivo é definido como uma meta clara, urgente, concreta, positiva, realizável e formulada no tempo presente. Juntos, avaliamos o número de sessões necessárias para alcançar o objetivo. O trajeto costuma variar de três a nove sessões de 90 minutos cada. O coaching termina ao se alcançar o objetivo ou quando as avaliações ao fim de cada sessão determinam que o trajeto acabou.
Coaching é um trajeto para alcançar um objetivo definido pelo coachee, como, por exemplo, algo que queira resolver ou uma maneira de ser ou estar que deseje transformar. Uma extensa variedade de exercícios traz a clara compreensão de como suas emoções e pensamentos determinam suas ações. Assim, se conquista o domínio sobre as próprias escolhas. Tornam-se claros os passos necessários para atingir o objetivo e se ganham instrumentos para uma comunicação melhor. Na primeira sessão, gratuita, definimos o objetivo do coaching. Se concordamos que o coaching vai de fato ocorrer, definimos, então, o número de sessões. Ao fim do trajeto, o cliente poderá, por exemplo, se sentir mais relaxado ao conviver com seus limites, ou poderá se expressar de maneira mais clara e mais comunicativa.
Exemplos de objetivos:
· Diminuir o poder de pensamentos desagradáveis
· Se expressar de maneira mais clara
· Ter mais tempo livre
· Desejo de que o compromisso com os negócios seja sustentável
· Focar no presente para ser capaz de fazer escolhas certas para o futuro
· Diminuir o poder de uma voz negativa em minha cabeça
Agradecimentos:
Website development: Alex Ferreira
Edição de texto: Zeca Nunes
Fotografia: Frank Putters
Apoio: F. Ten Horn